30 de set. de 2012

Descanso para alfinetes


Para quem trabalha com tecido, os alfinetes são os aliados na hora de segurar as partes para serem costuradas a máquina.
E aí geralmente procuramos um lugar para espetá-los ao nosso lado de modo que fiquem fáceis de serem encontrados.
Quando compramos uma cartela ou potinho  de alfinetes, não ligamos muito se temos ou não um descanso para eles, mas quando os dedinhos começam a serem espetados... ai, ai, ai... é hora de aproveitar os dotes da costura e tirar um tempinho para fazer um mimo para você, um presentinho para você mesma.
Então vamos lá, é hora de escolher os tecidinhos e preparar o restante do material.


Corte duas partes de tecido de algodão no formato de cone porém com a ponta e o topo levemente arredondados. Para esta cenourinha usamos a medida 5,5 cm de largura (boca) por 6 cm de comprimento.
Corte também outro tecido para fazer a folha da cenourinha. Você vai precisar de um retângulo de 10 X 6 cm.
Verifique abaixo o molde que foi riscado em um papel. Você também pode fazer o seu molde no papel para não ter erro de errar na hora de realizar o corte no tecido.



Coloque o tecido cortado avesso com avesso, alfinete para o tecido não fugir e passe uma costura pé de máquina em toda lateral porém, deixando a boca aberta.


É hora de trabalhar com a folha da cenoura. Pegue o retângulo e dobre ao meio, direito com direito e alfinete. Com a tesoura ou cortador, faça um corte na diagonal nas laterais do tecido. Tire mais ou menos 2 cm de cada lado.


Leve à máquina para costurar as laterais porém você deve deixar uma abertura de 2 cm no meio para desvirar o tecido. Veja como deve ficar na ilustração abaixo.

Após desvirar o tecido, faça uma costura bem rente a borda para fechar a abertura do tecido.
Desvire também a costura do cone.


Encha o cone com manta acrílica própria para enchimento. Alinhave a boca e puxe para fecha-la. Este processo se parece com a confecção de um fuxico.
Após puxar a linha do alinhavo, dê um ponto bem firme.


Dê um nó no meio da costura da folha. Ela deverá ficar como um lacinho.


Para finalizar, costure com pontos invisíveis o nó na cenoura. 
Pronto, agora é só espetar os alfinetes e colocar a cenourinha ao seu lado na  hora da costura.







Nenhum comentário: